COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA

Já dizia CARL JUNG: " Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana."

A Comunicação Não Violenta é uma prática que   se propõe uma nova forma de se relacionar e que apresenta ferramentas úteis para superar os desafios que aparecem nas nossas relações que são causadas pela forma de nos comunicarmos, principalmente em ocasiões de tensão ou estresse .A Comunicação Não Violenta nos leva a enxergar a nossa relação conosco, e com os outros de maneira mais consciente e empática, baseada em relações mais horizontais, com práticas que podem ser simples e ao mesmo tempo revolucionárias.

A Comunicação Não Violenta é uma prática que tem como objetivo gerar mais compreensão e colaboração nas relações pessoais, e nas relações de trabalho.

A prática da CNV tem como principal intenção gerar uma qualidade de conexão maior do que a que conseguimos pela forma como a maior parte de nós está condicionada a se relacionar. Mais qualidade de conexão leva a uma maior capacidade de resolução de conflitos e à busca de resultados de benefícios mútuos.

A comunicação não violenta foi sistematizada pelo psicólogo Marshall Rosenberg, que desde muito cedo em sua vida observou episódios de violência ao seu redor, motivados por preconceitos, e também, outras que mesmo em situações difíceis e sofridas, as comunicações foram de maneira compassiva . E ele percebeu, que nossa linguagem e o uso das palavras têm um papel crucial na nossa capacidade de nos mantermos compassivos ou de agirmos de forma violenta. Embora possamos não considerar violenta a maneira que falamos, nossas palavras não raro, induzem à mágoa e a dor, seja para os outros, seja para nós mesmos.

A prática da CNV não é uma receita de bolo, mas sim uma prática de consciência, apoiada na empatia, auto conexão, e expressão honesta.

A prática da empatia na CNV nos apoia a aumentar a qualidade da compreensão nas nossas interações, aumenta o respeito e a assertividade na comunicação, gerando mais conexão e entendimento para seguir a conversa. Quando trazemos o que é importante, ou seja, a nossa necessidade, é mais fácil para a outra pessoa compreender a nossa intenção.

Lembre-se, a CNV é sobre gerar uma qualidade de conexão respeitosa propícia à contribuição