NEP – Núcleo de Educação Permanente

Núcleo de Educação Permanente (NEP) – Macro Região Leste de Minas – SAMU 192

O Núcleo de Educação Permanente SAMU, é a estrutura responsável por “Averiguar, trabalhar com a realidade dos serviços e estabelecer o nexo entre trabalho e educação, de forma a resgatar o processo de capacitação de educação permanente e continuada para o desenvolvimento dos serviços e geração de impacto em saúde dentro da cada nível de atenção”.

Considerando que é essencial ao serviço oferecido pelo Sistema Único de Saúde, conforme determina a lei 8080/90 e a 2048/2002 que reza promover a educação continuada e permanente dos profissionais de todas as áreas de atuação, a Portaria GM/MS nº 1.864, de 29 de setembro de 2003 instituiu, em seu Art. 1º os Núcleos de Educação em Urgência. Na referida portaria estão os objetivos e compromissos desses núcleos.

No SAMU 192 – Macro Região Leste de Minas, o NEP é composto de uma equipe multiprofissional (médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, condutores-socorristas e auxiliares administrativos) de trabalho que constitui-se de uma avançada ferramenta de aprendizado.

O NEP SAMU 192 – Macro Região Leste de Minas Gerais (NEP SAMU) visa à capacitação, atualização e aperfeiçoamento de profissionais da área de urgência, saúde e da comunidade (escolas através de projetos sociais), promovendo ações de ensino, aprendizado e pesquisa em serviço, priorizando as suas aplicações nas ações de gestão, regulação em saúde, legislações, urgência e emergência, promoção da saúde, prevenção de agravos e crônicos (das violências e acidentes), das lesões e mortes no trânsito e das doenças crônicas não transmissíveis) e vigilância em saúde.

 

MISSÃO: Delegar, ampliar e qualificar o olhar dos profissionais em gestão, em regulação na saúde e na urgência e emergência, por meio da capacitação, aperfeiçoamento, qualificação, educação permanente e continuada, como forma de transformar a realidade e seus determinantes, fomentando novos saberes e práticas na produção de saúde da população e fortalecendo a Política Nacional de Educação Permanente do SUS.

VISÃO: Ser um núcleo de excelência regional no desenvolvimento profissional para a gestão, regulação em saúde e para os atendimentos às urgências e emergências de qualquer natureza a médio prazo.

PRINCÍPIOS E VALORES: Ética, humanização, transparência, equidade, cooperação e compromisso.