O que é o SAMU?

História do Samu no Brasil.

Implantação.

Em 2003, o Governo Federal cria o Plano Nacional de Atenção às Urgências, iniciando um projeto tripartite (Governo Federal, Estadual e Municipal) com custeio financeiro no Sistema de Urgência e Emergência, mas iniciando pelo Sistema SAMU 192. A portaria nº 1 864/GM em 29 de setembro de 2003 tenta dimensionar o número de viaturas e equipes, relacionado a população da cidade. O SAMU foi criado no primeiro governo de Luiz Inácio Lula da Silva, por meio do Decreto 5.055, de 27 de abril de 2004, com base no modelo francês.

A atenção às urgências tornou-se prioridade federal no Brasil em consequência do enorme desgaste vigente nos serviços hospitalares de urgência. Foram três etapas na implantação da política de urgência no Brasil: até 2003, produção das principais normas que instituem a política; de 2003 a 2008 predomina a implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU); e de 2008 a 2009 predomina a implantação das Unidade de Pronto Atendimento (UPA). A partir de 2011 foi instituída a Rede de Urgência e Emergência (RUE), priorizando-se a integração entre os componentes da atenção às urgências e o investimento menos fragmentado em componentes individuais da política.

Implantação regional.

No dia 31 de março de 2014, reuniram-se trinta e um prefeitos, representantes legais dos municípios, já consorciados, na sede da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Doce – ARDOCE, situada na rua 14, nº 158, no bairro Ilha dos Araújos, Governador Valadares – MG, com a finalidade de construir o Consórcio Público, que veio ser denominado, Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência do Leste de Minas – CONSURGE. Foi registrado até a presente data, um total de 60 (sessenta) municípios consorciados. Foi apresentada uma chapa única e eleita por unanimidade com validade de um ano, com duração até 31 de janeiro de 2025. O 1º presidente foi Pietro Chaves Filho, o 1º vice-presidente José Roberto Ferreira e o 2º Elisa Maria Costa. Foi indicado pelo conselho diretor, o cargo de Diretor Executivo, o Sr. Anfilófio Salles Martins e como Assessor Técnico, Narcélio Alves Costa.

Na ocasião, o terreno para a construção da Sede Administrativa, doado pelo governo municipal atual, que tinha como prefeita, Elisa Maria Costa foi chamado de Central Operativa da Rede de Urgência da Região Ampliada de Saúde Leste, com endereço na rua Sete de Setembro, nº 4674, bairro Altinópolis, Governador Valadares-MG. Os dados descritos acima, estão na Ata da Assembleia Geral de Instalação em posse da sede administrativa do Consurge.

Em 2020 já havia sido implantada a base central em Governador Valadares com 02 (USB) Unidade de Suporte Básico, 01(USA) Unidade de Suporte Avançado e mais 10 bases descentralizadas com 01 (USB), nas cidades de Mantena, Caratinga, São João Evangelista, Santa Maria do Suaçuí, Peçanha, Tarumirim, Coronel Fabriciano, Timóteo, Belo Oriente e Resplendor.

Em outubro de 2022, foram inauguradas as bases de Santana do Paraíso e Antônio Dias com 01 (USB) em cada cidade. No primeiro semestre de 2023, foram inauguradas, 01 (USB) nas cidades de Açucena, Periquito, Vermelho Novo, Dionísio, Inhapim, Cuparaque, Itanhomi, Sardoá, Frei Inocêncio, Virgolândia, Mendes Pimentel, Aimorés, Conselheiro Pena, Galiléia. No segundo semestre, foram inauguradas 02 (USB’s) em Ipatinga e 01 (USA), 01 (USA) nas cidades de Coronel Fabriciano, Caratinga, Mantena, São João Evangelista, Resplendor e 01 (USA) em Governador Valadares.

Ao todo, foram implantadas 29 bases operacionais, sendo 02 centralizadas em Governador Valadares e 27 descentralizadas, distribuídas estrategicamente em cidades consorciadas, atendendo mais de 1 milhão de pessoas, abrangendo 86 municípios em todo Leste de Minas (Vale do Rio Doce e Vale do Aço), destes, 82 estão incluídos no consórcio atualmente.

Atendimento.

O SAMU é regulado pelo telefone 192 (ligação gratuita) e atende casos de urgência e emergência, em residências, locais de trabalho e vias públicas e é financiado pelo Governo Federal, Estadual e Municipais. A equipe do SAMU é composta por condutores de ambulância, técnicos em enfermagem, enfermeiros e médicos. 

Objetivos 

O SAMU tem como objetivo melhorar o atendimento de saúde, evitando o agravamento da condição da vítima, minimizando o sofrimento, prevenindo sequelas ou mesmo evitando o óbito. Atualmente, a cobertura nacional do serviço de atendimento móvel de urgência atinge 93% da população nacional.