NEP capacita profissionais da Saúde de diversos municípios do Leste, em Valadares

Médicos, enfermeiros, técnico em enfermagem e condutores participaram da capacitação

Mais de 50 profissionais da área de Saúde de diversos municípios de abrangência do Consurge (Consórcio Intermunicipal de Saúde da Área de Urgência e Emergência do Leste de Minas) participaram nessa terça-feira (16/08) de treinamentos aplicados pela equipe do  Núcleo de Educação Permanente (NEP), unidade do Consurge.

Durante a capacitação foram abordados assuntos relevantes à equipe, como por exemplo, a melhor forma de Transportar  o Paciente Estável em Unidade Móvel; Técnicas de Mobilizações e Suporte Básico (SBV) voltado para atendimento de parada cardiorrespiratória (PCR)  e Suporte Avançado de Vida (SAV); além do Funcionamento  do SAMU.

Os treinamentos estiveram sob a coordenação do responsável pelo NEP, Heverton da Silva Nunes, com apoio dos Instrutores Dr. Kleyton Carvalho, o condutor socorrista, Wilchesner Ferreira dos Santos e da fisioterapeuta Ana Carolina Garcia e do técnico em enfermagem, João  Soares Amorim Neto.

O treinamento aconteceu no auditório da  8° Região Integrada de Segurança Pública (Risp), a partir das 09 horas e contou com a participação dos profissionais de Saúde dos municípios de Itabirinha, Mantena, Paulistas, Mesquita e Dionísio, além da presença do diretor executivo do Consórcio, Ernany de Oliveira Duque Júnior, que desejou boas-vindas à turma.

Capacitação atende expectativas de participantes

Quem se deslocou da sua cidade de origem para participar da capacitação profissional na área da Saúde, em Valadares, não se arrependeu. Foi o que afirmou o médico, Erick Silva, de Itabirinha. “Só tenho a agradecer a equipe do NEP, que passou toda a experiência para nós. No meu caso, em particular enquanto médico posso afirmar que realmente vai servir bastante para a minha equipe do hospital tudo o que aprendi aqui durante essa capacitação.

Segundo o médico, ele aprendeu um pouco mais sobre as formas da via aérea avançada e cardioversões onde foram explicadas de uma maneira mais didática, “onde pude tirar minhas dúvidas”.

Já a enfermeira Patrícia de Paula Silva, do município de Dionísio, a capacitação oferecida pelo NEP só veio acrescentar e ajudar a salvar vidas de forma mais humana. “Essa turma do SAMU é de grande importância para todos nós, tanto a população, que passa a ter um atendimento com muito mais qualidade e respeito, quanto a equipe de saúde, que a cada dia se qualifica ainda mais através das capacitações oferecidas pelo NEP. Estão todos de parabéns e só temos a agradecer”, concluiu.

Para o condutor Luciano da Silva, também de Dionísio, apesar de o município ser pequeno e sem muitos acidentes, mas ele afirma que “aprender nunca é demais”.  Segundo ele, com a capacitação ele está aprendendo um pouco mais sobre o transporte de pacientes. “Estou aprendendo bastante e sobre técnicas necessárias. E isso está sendo muito bom e proveitoso”, garantiu.